Conforme previsto no Plano de Trabalho, no período em questão foram identificados beneficiários cadastrados no sistema CadCidadão e direcionados esforços para atender esses beneficiários.

O planejamento das diversas ações de ATER a partir da base de dados do sistema CadCidadão otimiza os atendimentos, pois os técnicos vão para campo com as comunidades e até mesmo alguns beneficiários já mapeados, estando cientes de suas condições socioeconômicas, características de produção, perfil familiar e de renda, dentre outros.

A partir dos dados constantes do CadCidadão foi possível nortear algumas atividades no período, sendo direcionados esforços de parte da equipe técnica para analisar as informações da base de dados, filtrar as informações levantadas e planejar as ações.

A seguir serão citadas algumas atividades que foram iniciadas a partir dessa base de dados e que num segundo momento foi oportunizada a participação de outros beneficiários, que ainda não se encontravam cadastrados no sistema, e dessa forma foi possível ampliar o número de beneficiários que a partir de então tornam-se visíveis para o Poder Público, para posteriormente serem incluídos nas diversas políticas públicas pertinentes a cada perfil.

Através de contatos mantidos com a equipe de gestão da Bahia Pesca, constatamos que a empresa realizou algumas ações em comunidades no Território do Sertão do São Francisco, efetuando doações de equipamentos diversos para melhorar as condições de trabalho e comercialização dos pescados para pescadores artesanais da região. Oportunizamos nesse período e direcionamos técnicos de campo para realização de visitas técnicas a esses beneficiários, a fim de avaliar a efetiva utilização desses equipamentos e avaliação dos impactos que os mesmos têm provocado ao desenvolvimento das suas atividades produtivas.

A equipe técnica visitou 77 famílias assistidas pelos Projetos Renovar e Saúde Ocupacional, nos municípios de Juazeiro, Remanso e Sobradinho. Destas, 17 foram beneficiadas pelo Renovar, 30 pelo Projeto de Saúde Ocupacional e outras 30 atendidas pelos dois projetos.

O Renovar viabiliza a substituição da frota pesqueira baiana. Os beneficiários deste projeto recebem uma embarcação nova e passam a ser continuamente assistidos. Esta ação promove maior segurança e agilidade à atividade pesqueira. Enquanto o Projeto de Saúde Ocupacional, cujo foco é na segurança dos profissionais, distribui Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) – camisa, calça, boné e luva – a pescadoras e marisqueiras. A distribuição destes EPI’s possibilita a redução do índice de acidentes de trabalho entre os mesmos.

Com o levantamento dos dados de campo identificamos que, ainda, boa parte do público beneficiado com a doação dos equipamentos em questão não estão inseridos na base de dados do sistema CadCidadão. Posteriormente serão efetuadas novas visitas a esses beneficiários para aplicação de questionários de levantamento de dados socioeconômicos desse público e inscrição dos mesmos no sistema. A inscrição no CadCidadão também é pré-requisito para que os pescadores tenham acesso aos benefícios oferecidos pelos programas estaduais de distribuição de renda.