Abril

Participação no evento “Abril Indígena”

Visando contribuir para o fortalecimento do diálogo entre os povos indígenas da Bahia e as instituições de Estado, ocorreu o evento Abril Indígena. Houve a participação do público-alvo neste evento, que consistiu na realização de oficinas e capacitação, conforme previsto nas atividades de ATER. Esta participação ocorreu entre os dias 28, 29 e 30 de abril.

A chamada pública nº 01/2014 prevê como uma das ações prioritárias o etnodesenvolvimento, cujo objetivo é “articular as ações em etnodesenvolvimento e gênero, visando reconhecer o protagonismo das mulheres, dos quilombolas e indígenas, potencializando suas capacidades de autonomia, com valorização e respeito às suas experiências históricas, recursos ambientais, valores e aspirações”.

Ao participar do evento, foi possível identificar potenciais beneficiários a serem incluídos nas atividades de ATER. O evento também propiciou à equipe de campo atualização de seus conhecimentos e capacitação, com a finalidade de repassar estes conhecimentos aos beneficiários e melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido.

Participação em Evento – Cairu/BA

No período de seis (06) a oito (08) de abril ocorreram no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia, palestras voltadas para a capacitação de pescadores e marisqueiras, e entrega de uma depuradora compacta de moluscos bivalves. A depuradora serve para a eliminação de bactérias nocivas ao ser humano a fim de agregar valor ao produto e gerar renda às famílias. O equipamento entregue à Colônia de Pescadores possui capacidade de purificar cerca de 100 dúzias de ostras em 48 horas.

Nesta atividade ocorreu capacitação em assuntos relacionados à pesca predatória, ao sistema CadCidadão, ostreicultura, ações da Bahia Pesca nos municípios, manuseio e a importância da depuradora que foi entregue.

 Participação no II Encontro de Pesca e Aquicultura – São Francisco do Conde

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde realizou no dia 30 de abril o II Encontro de Pesca e Aquicultura no Município. O evento contou com cerca de 200 (duzentos) participantes. A Bahia Pesca foi convidada a participar do evento e promover palestras inerentes ao assunto. Alguns técnicos da Fundação ADM foram direcionados para participar do referido evento. O técnico Brunno Falcão ministrou palestra sobre cultivo de algas, demonstrando às marisqueiras e produtores locais os principais conceitos da atividade.

Lançamentos no Sistema CadCidadão

Outra atividade que a equipe da Fundação Adm esteve empenhada no período em questão foram as ações continuadas de inserção de dados no sistema CadCidadão. A atualização dos dados constantes no sistema, bem como a inserção de novas informações são extremamente importantes para o planejamento das políticas públicas, permitindo a identificação e conhecimento mais aprofundado do público alvo para posterior direcionamento dos recursos necessários, financeiros e/ou humanos.

Esta etapa do trabalho mobilizou parte da equipe e permitiu a movimentação de dados nos cadastros de 284 (duzentos e oitenta e quatro) beneficiários.


Março

Projeto “Pescadores de Verdade”

Muitos pescadores das áreas afetadas pela implantação de empreendimentos petrolíferos e mineradores têm suas áreas de pesca impactadas pelas ações de derramamento de óleo e operações de plataformas, estando estes impossibilitados em desenvolver suas atividades de produção e subsistência. Pensando na garantia das condições de trabalho ou a mitigação de impactos causados por estas atividades, a Bahia Pesca, em parceria com a empresa PROTEGE Assessoria Jurídica, busca viabilizar direitos dos pescadores, através de benefícios sociais oriundos das isenções estabelecidas pelos governos Federal e Estadual.

Os pescadores atendidos pelo Projeto são cadastrados na base de dados do sistema CadCidadão. A partir dai é feito o histórico dos impactos ambientais ocorridos nas áreas de pesca, para a avaliação dos benefícios cabíveis.

O cadastramento facilita, também, a obtenção de isenção de tributos, a exemplo da tarifa de energia. Além disso, o acesso a programas de governo, nas áreas de habitação, educação, infraestrutura e crédito, além de orientação técnica acerca da atividade produtiva.