Assitência Técnica de Extensão Rural

A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) consiste em serviços de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, cujo objetivo é a promoção de processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários da agricultura familiar, inclusive, das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

A Ater tem como objetivo contribuir para fazer do ambiente rural um espaço democrático e livre de exclusões. Os serviços de assistência técnica são executados por empresas que atuam em todo país, através das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que planejam e executam ações e políticas públicas que venham proporcionar a melhor qualidade de vida do homem do campo.

Com a aprovação da lei 12.188, em 11 de janeiro de 2010 (lei de Ater), que instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) ficou estabelecida as bases de execução do Programa, e a seleção das entidades que recebem recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para financiamento dos serviços de Ater, que passou a ser realizado através de Chamadas Públicas. A Pnater visa assegurar o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar em todo território nacional.

Ater na Bahia

Na Bahia os trabalhos de Ater se consolidaram através das empresas públicas e Ong´s, que atendem a povos e comunidades tradicionais em todo o Estado. São atendidas por essas instituições famílias que praticam atividades rurais, pesca e extrativismo.

O Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), criou o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), que aperfeiçoa e amplia a renda e as condições de bem-estar das famílias assistidas por meio dos serviços de Ater.

Através das equipes de Ater, as empresas executoras identificam as famílias, elabora e acompanha os projetos estruturantes e dá a oportunidade para que elas comecem a realizar seus anseios, investindo em atividades produtivas e passando a interagir com a economia solidaria.

Na Bahia, não se pode falar em extensão rural sem mencionar empresas como: Bahia Pesca, EBDA, Car, Seagri, e as ONG´s que não só executa mas proporciona as mudanças necessárias para uma atuação moderna e justa.