O Projeto

O projeto Pesque Melhor tem como objetivo promover o desenvolvimento das comunidades pesqueiras no Estado, por meio da execução do programa Vida Melhor, através das ações da Bahia Pesca. 

A principal missão do Pesque Melhor será de Aumentar a produção, a qualidade e a produtividade das atividades de pesca e aquicultura nas áreas de abrangência da Bahia Pesca no Estado; Assessorar as diversas fases das atividades econômicas, como a gestão de negócios, sua organização, a produção, inserção no mercado e abastecimento, dos produtos da cadeia produtiva da pesca e aquicultura; Desenvolver ações voltadas ao uso, manejo, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e da biodiversidade; e Apoiar o associativismo e o cooperativismo, nas comunidades de pescadores artesanais e aquicultores familiares na área de abrangência da Assistência Técnica e Extensão Rural.

pesque-melhor_logoPara auxiliar a execução dos projetos produtivos às ações de fomento a atividade de pesca, a Bahia pesca dispõe de 31 unidades técnicas além da sede, dentro dos 27 territórios de identidade, onde irão atender um universo mínimo de 7.000 pescadores (as) e aquicultores do Estado. Os territórios de identidade são: Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, Recôncavo/RMS/Portal do Sertão, Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Semiárido Nordeste II (10) /Sisal, Extremo Sul/Costa do Descobrimento, Itaparica/Semiárido Nordeste II (7), Bacia do Rio Corrente, Médio Rio de Contas/Vale do Jiquiriça, todo Litoral Baiano, Litoral Sul, Região Metropolitana, Sertão do São Francisco, Velho Chico e Irecê, Litoral Sul, Baixo Sul, Costa do Descobrimento, Sertão Produtivo/Bacia do Paramirim, Vitória da Conquista/Médio Sudoeste da Bahia.

Serão beneficiados, as famílias de pescadores (as) artesanais e aquicultores, cadastrados no Sistema CadCidadão (Sistema de acompanhamento do Programa Vida Melhor), de acordo com a área de atuação da Bahia Pesca nos territórios de identidade do Estado, conforme estabelecido na Lei Estadual de ATER n° 12.372/2011 e na Lei Federal de Ater, n° 12.188/10.

Para atuar na orientação e auxílio de pescadores sobre sua atividade, foram contratados 190 técnicos e profissionais para atender e assistir aos pescadores e aquicultores, sendo engenheiros de pesca, agrônomos, biólogos e técnico agrícola. Cada técnico atenderá no máximo 100 famílias, onde deverá auxiliar o desenvolvimento das atividades de campo de ATER.

Com finalidade de motivar a diversificação e o auxílio à atividade produtiva nas comunidades pesqueiras, serão realizados alguns cursos de capacitação a pescadores e aquicultores como, Laminador e Pintor de Embarcações; Mecânica e Manutenção de Motores Marítimos; e Navegação. Será realizada também uma Oficina de Segurança e Saúde Ocupacional, a fim de tornar a atividade desenvolvida menos árdua e garantir uma qualidade de trabalho mínima.

O fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural promoverá o empoderamento das comunidades sobre as oportunidades existentes e o conhecimento necessário para buscá-las, criando um cenário de autonomia e de eficiência na busca por melhores condições.